Apesar desse termo ser muito comum entre os corredores, muitas pessoas não sabem o que vem a ser o valgo dinâmico do joelho. Esta é uma denominação dada quando temos as pernas na posição em “X”. A denominação Valgo Dinâmico é usada porque esta característica das pernas em “X” aparece somente quando a pessoa está em movimento, geralmente quando está correndo, saltando, subindo escada ou agachando.
Quando temos as pernas em “X”, porém sem estarmos em movimento temos a presença do valgo estático.
O valgo dinâmico consiste em uma série de movimentos realizados entre o quadril, joelhos e calcâneo levando a posição em “X” do joelho. Ele é caracterizado pelo movimento excessivo de adução de quadril, rotação medial (joelho para dentro) e hiperpronação de calcâneo (pisada para dentro).
Esta alteração dos membros inferiores ocorre por um desequilíbrio muscular, seja ele por fraqueza ou pela perda de sincronismo na ativação dos músculos responsáveis por sustentar o tronco, a pelve e as pernas. Porém, quando há este desequilíbrio muscular que leva ao joelho em “X” temos uma pressão sobre as pernas aplicada de maneira errada, o que pode levar a lesões como por exemplo a síndrome do trato íliotibial (dor em queimação e/ou rigidez no compartimento lateral do joelho) ou a síndrome femoropatelar (dor anterior no joelho) entre outras.
A estratégia para melhorar este problema é a realização de um treino especifico para fortalecer e reequilibrar a musculatura envolvida neste quadro. O Fisioterapeuta é o profissional mais indicado para a realização deste processo, seja em uma visão corretiva ou de prevenção como parte de seu treinamento.
Se você se identificou com o problema não deixe para depois, busque a avalição de um profissional de confiança e volte aos treinamentos, ou as atividades da vida diária com mais eficiência e principalmente sem dor.
Fica a dica!!!