Hérnia de Disco: O que é e como tratar

Hoje iremos abordar um tema campeão de dúvidas entre os nossos pacientes: a Hérnia de Disco.

Como fisioterapeuta sempre me perguntam:

1) O que é a hérnia de disco?”;

2) O que devo fazer se eu tiver uma hérnia de disco?”

Hoje iremos responder a essas e outras perguntas bastante frequentes!

.

O que é hérnia de disco?

.

Nossa coluna vertebral é feita pelo empilhamento de várias vértebras, ou seja, uma em cima da outra em um total de 33 vértebras.

Entre essas vértebras existem os discos intervertebrais, cuja função é amortecer o impacto entre uma vértebra e outra, além de facilitar os movimentos da coluna.

A maior parte do disco é composta por água (88%!), e por isso é tão importante beber água para manter os discos saudáveis!

Os discos intervertebrais possuem um núcleo que é constituído por um material gelatinoso, e ao redor deste núcleo temos camadas de fibras que sustentam as bordas deste disco.

disco vertebral saudavel e disco com hernia

A HÉRNIA DE DISCO é o vazamento do núcleo para fora do disco intervertebral.

.

O que causa a Hérnia de Disco?

.

Existem várias causas para termos a Hérnia de Disco. Fatores relacionados à idade e à genética, por exemplo, fazem com que percamos a capacidade de reter agua dentro do disco e este começa a diminuir o seu volume. Além disso, as fibras que circundam o disco diminuem a capacidade de manter o núcleo no seu interior, causando a Hérnia de Disco.

Além dos fatores relacionados à idade e à genética, os outros fatores que podem provocar a hérnia são:

  • sobrecarga da coluna, causada em função de excesso de peso. Esse sobrepeso pode ser o peso corporal (obesidade), ou aquele objeto pesado que por ventura decidimos carregar ou mover além do que nossa coluna é capaz de suportar.
  • movimentos repetitivos, os quais resultam em um desgaste das fibras do disco intervertebral.
  • traumas ou movimentos bruscos na coluna, os quais podem romper as fibras do disco e como consequência deixar extravasar o núcleo, gerando assim, a Hérnia de Disco.

.

Quais os sintomas

.

Ter uma hérnia de disco por si só doi? Esta é uma pergunta também muito frequente…

E a resposta é: não!… a hérnia para doer necessita que o material que extravasou comprima estruturas nervosas que se encontram ao seu redor, como por exemplo a própria medula espinhal ou um dos nervos que esteja a sua volta.

E é justamente esta compressão que provoca os sintomas:

  • dor;
  • formigamento;
  • perda de sensibilidade;
  • perda de força.

Entretanto, se você tem hérnia e ela não está comprimindo nenhum nervo ou medula, então você não sentirá sintoma algum. Eu mesmo tenho pacientes que possuem várias hérnias em um mesmo segmento da coluna e, no entanto, não manifestam sintoma algum.

hérnia comprimindo um nervo
Hérnia de disco comprimento um nervo

.

Como saber se eu tenho Hérnia de Disco?

.

Se você sente algum dos sintomas, deve procurar um médico ou um fisioterapeuta, pois o diagnóstico da Hérnia de Disco tem que ser clínico, ou seja, além dos exames de imagem que mostram uma fotografia do local, a conclusão do quadro deve ser feito também através do exame físico e da avaliação feita pelo profissional de saúde, compreendendo assim, os sintomas e suas repercussões no paciente. 

.

Como é o tratamento?

.

O tratamento da hérnia de disco é feito principalmente pela fisioterapia. Apenas em casos extremos há a necessidade de cirurgia.

Em um primeiro momento o tratamento consiste em diminuir a dor, para então poder dar mais mobilidade à coluna.

Além disso iremos pensar na funcionalidade do corpo como um todo, através de exercícios que desenvolvem a postura e uma melhor condição física do corpo.

E por fim, exercícios que preparem você para as atividades do cotidiano e, se possível, para as atividades físicas.

Além do tratamento em si, é importante também desenvolver bons hábitos de saúde, pois você terá que adequar a sua alimentação para manter um peso adequado e não sobrecarregar a coluna, além de fortalecer a musculatura praticando uma atividade física com um bom profissional.

Em suma, o tratamento para a Hérnia de Disco envolve não só o médico e o fisioterapeuta, mas também um olhar mais abrangente e saudável para a sua qualidade de vida.

E é claro, bons hábitos de saúde são importantes não só para prevenir ou tratar uma Hérnia de Disco, mas acima de tudo: para que você tenha mais saúde e uma qualidade de vida melhor!

Caso queira, nós da equipe Saúde & Benessere estamos à disposição para lhe ajudar a ter uma qualidade de vida melhor, com atividades em fisioterapia e Pilates. Agende um horário conosco.



WhatsApp