Bico de papagaio, é o nome popular dado para um fenômeno fisiológico chamado de osteossíntese ou osteófitos. Nomes que geralmente encontramos em laudos dos exames de imagem que realizamos.
O problema do bico de papagaio começou a atacar o homem desde a muito tempo, mais precisamente quando este homem passou da postura de quadrupede para a posição bípede e começou a andar sobre as duas pernas. Pois, devido a isso, nós sofremos com mais intensidade, a ação da gravidade que atua em nossa coluna de uma forma longitudinal realizando uma força de compressão como se achatasse a mesma.
Para evitar que este achatamento aconteça, nós temos alguns mecanismos de proteção na estrutura básica da nossa coluna.
A coluna é formada por vértebras (que são ossos) uma em cima da outra e entre uma vértebra e outra temos uma estrutura gelatinosa composta de fibra e água que são os discos intervertebrais. A função destes discos é justamente realizar o amortecimento da pressão longitudinal que estamos constantemente expostos ao longo de nosso dia a dia.
No entanto quando estes discos intervertebrais perdem a sua eficiência de amortecimento, e acabam diminuindo de tamanho porque perdem água, o espaço entre as vértebras também diminuem e isso começa a gerar um desequilíbrio nos micro movimentos entre uma vértebra e outra e aumentar a pressão entre elas.
Em decorrência deste aumento de pressão entre as vértebras ocorre um fenômeno que é uma calcificação das extremidades das mesma como se fosse uma tentativa do corpo de reequilibrar esta instabilidade e ajustar as pressões internas desta coluna vertebral.
E porque bico de papagaio?
Este apelido surge em função das imagens radiográficas para identificar estes osteófitos. Quando observamos a imagem radiográfica da coluna de frente ou de perfil podemos observar as proeminências ósseas saindo na lateral como se fossem bicos. No entanto, na realidade elas não são bicos, elas acompanham a borda da coluna de forma circular.
E quais são os problemas gerados pelos bicos de papagaio?
Eles por si só não causam dores ou incômodos, os problemas surgem quando esta produção excessiva de osso pressiona estruturas nervosas que passam pelos canais da coluna.
Esta compressão pode causar manifestações de dor, formigamento, perda de força, perda de sensibilidade. Sintomas estes que podem surgir individualmente ou associados.
O que causa os bicos de papagaio?
Temos inúmeras causas:
- Fatores genéticos
- Sedentarismo que aumenta o sobrepeso gerando maior pressão na coluna, mas também enfraquece a musculatura protetora da coluna bem como diminui a sua mobilidade.
- O tabagismo que diminui a capacidade de nutrição do disco intervertebral o que acelera o processo de desgaste.
- As doenças reumatológicas
- Fraturas em geram
- E principalmente a má postura.
Se você foi acometido por esse problema, busque um fisioterapeuta, pois este profissional irá indicar o que pode ser feito para evitar essa patologia ou melhorar sua qualidade de vida e bem estar.