Benefícios do Pilates na Terceira Idade

Uma das consequências dos tempos modernos é que a nossa população está envelhecendo. Principalmente pela capacidade tecnológica na área da saúde, o ser humano consegue prolongar sua vida cada vez mais. Porém, isso não significa que estamos envelhecendo de maneira saudável…

Com o passar dos anos é natural que haja uma diminuição de importantes capacidades funcionais em nosso corpo, como por exemplo: o equilíbrio, a força muscular, a resistência e a capacidade aeróbica. Além disso, nossa postura não é mais a mesma, a caminhada fica mais lenta e é perceptível o aumento da dificuldade em realizar atividades que até então eram fáceis e corriqueiras.

No entanto, este estado que é natural do ser humano, é agravado por uma postura de imobilidade do idoso, seja ela mental ou física. Por exemplo, a falta de exercícios físicos contribuem para o aparecimento de dores articulares e musculares, cansaço, dificuldade em executar atividades diárias, quedas frequentes e, consequentemente, a diminuição da capacidade funcional. Além disso, a falta de atividade que estimule a mente promove uma queda nas relações cognitivas e psicossociais.

Por este motivo, voltamos ao ponto central desta matéria: “o desafio é envelhecer com qualidade”. E para isso devemos buscar mais saúde e nos colocarmos cada vez mais ativos.

É justamente neste aspecto que o Pilates surge como um grande aliado!!!

O método desenvolvido por Joseph Pilates caracteriza-se por uma técnica que une mente e corpo, e que busca a promoção do desenvolvimento de força muscular, flexibilidade, resistência, equilíbrio e controle dos movimentos.

Dentro de seus princípios fundamentais, o Pilates busca desenvolver uma real consciência dos exercícios, sendo realizados de uma forma suave e controlada, sempre em consonância com o trabalho respiratório. O método permite que o praticante tenha cada vez mais uma consciência corporal, principalmente pelo fato de se trabalhar a musculatura central do corpo, responsável pelo centro de força e equilíbrio do corpo.

Por ser uma atividade realizada de forma individualizada, por um profissional especialmente capacitado, o mesmo, depois de uma avaliação detalhada, identificará quais são as reais necessidades de cada idoso a fim de intensificar as características positivas de cada um e minimizar as características negativas.

A ideia é uma aula que se trabalhe o corpo de forma uniforme, integrando corpo e mente.

Entre os benefícios gerais que uma atividade física regular pode gerar ao idoso,

o Pilates na terceira idade propõe:

Aumento da flexibilidade muscular;

Melhora da mobilidade das articulações;

Melhora do equilíbrio e coordenação motora;

Aumento da consciência corporal e postural;

Fortalecimento muscular;

Melhora da capacidade respiratória

Melhora da concentração;

Ao promover estes elementos na vida do idoso, melhoramos de maneira significativa sua qualidade de vida, diminuindo o risco de quedas e suas consequências, aliviando as dores e aumentando a autoestima.

Se você está na melhor idade, se identificou e quer cuidar de sua saúde, venha treinar Pilates!!! E não se esqueça de procurar um profissional qualificado!



WhatsApp