Os benefícios da prática do Pilates para quem possui Artrose

A Artrose é um problema comumente encontrado em idosos, muito em decorrência do próprio envelhecimento natural do corpo. No entanto, se tem observado que este problema vem atingindo também as novas gerações, ocasionado pelo sedentarismo, obesidade, pelos movimentos repetitivos no trabalho e por diversos outros aspectos de saúde.

A Artrose também conhecida como Ostroartrose ou doença Articular Degenerativa é uma enfermidade crônica que não tem cura e que tem como característica a degeneração das cartilagens articulares de forma progressiva. Seus sinais clínicos se caracterizam como dores nas articulações, diminuição da mobilidade articular e pode gerar até mesmo deformações.

As principais articulações que podem ser acometidas são as articulações dos dedos das mãos, quadril, joelhos, coluna cervical e lombar.

Caso você tenha sentido dores e/ou inchaço em algumas das regiões citadas e tenha percebido que os movimentos no local estão ficando comprometidos, é bom procurar um profissional, pois podem ser indícios do surgimento da Artrose.

Apesar da Artrose ser uma doença crônica e sem cura, seus sintomas e principalmente a velocidade da evolução da mesma pode ser diminuída de forma considerável com uma assistência adequada. Uma das principais maneiras para chegar a este estado de controle da doença é a prática de atividade física de forma controlada, sempre orientada por um bom profissional.

Dentre as modalidades de atividade física, o Pilates se destaca como sendo uma das principais devido à sua característica. O exercício do Pilates leva o praticante a desenvolver um bom domínio do seu corpo e do movimento que está sendo executado. Além disso, promove um fortalecimento da musculatura global do corpo, bem como da musculatura que envolve a articulação afetada, resultando na proteção da mesma.

No Pilates desenvolve-se uma consciência corporal que proporciona uma correção dos desvios posturais característicos desta doença. Outro aspecto muito importância é o ganho de flexibilidade articular que combate a rigidez produzida pela doença.

O corpo forte e flexível combate diretamente os sintomas articulares e principalmente leva a diminuição da dor.

No entanto, todo o processo de prescrição e execução dos exercícios deve ser realizado por um profissional capacitado que, depois de uma avaliação criteriosa, será capaz de determinar exercícios específicos para cada um de seus clientes.

Ter Artrose não é sinônimo de ficar parado, pelo contrário, o movimento é o caminho para uma melhor condição de vida. Por isso procure um fisioterapeuta e comece a se movimentar.



WhatsApp