Osteoporose: por que acontece e como tratar?

Compreender os perigos da osteoporose é um assunto de grande importância para quem se dedica a ter uma vida saudável. É grande a incidência de pessoas com osteoporose: calcula-se que no Brasil 10 milhões de pessoas sejam afetadas pela doença, e o pior, não possui sintomas.

Apesar de ser uma doença com uma incidência maior em mulheres (1 em cada 3 mulheres acima de 50 anos sofrem desse mal), o número de homens com a doença também é alto: cerca de 1 a cada 5 homens com mais de 50 anos. Isso é agravado pelo fato de que os homens costumam realizar consultas preventivas com menos frequência que as mulheres.

Porém, de uma maneira geral, hábitos saudáveis como exercícios físicos, alimentação equilibrada e exposição frequente ao sol, podem evitar a osteoporose.

.

Mas por que a osteoporose acontece e quais são suas causas?

.

Para responder isso precisamos primeiro entender como os nossos ossos são formados, para então entender o que é a osteoporose e compreender então a importância dos hábitos saudáveis para prevenir e tratar a doença.

.

O osso

.

O cálcio é um elemento base para o funcionamento do nosso corpo: necessitamos do cálcio em vários processos fisiológicos do nosso organismo. E um dos tecidos que mais utiliza o cálcio são os nossos ossos, pois é o cálcio que possibilita a dureza e a firmeza dos ossos, permitindo a sustentação do nosso corpo.

Saiba que o osso não é apenas um depósito duro de cálcio: o osso é um tecido vivo, pois ele recebe sangue e nutrientes em suas células, respira e está constantemente formando novas células e destruindo células antigas.

Os ossos renovam-se constantemente: em um adulto isso pode chegar a 10 vezes ao ano (sim, você refaz os ossos do seu corpo a cada 1 mês em meio mais ou menos… ossos novinhos!).

Para que isso seja possível temos a ação de dois tipos de células existentes no nosso osso. O primeiro tipo são os Osteoblastos: são as células responsáveis por produzir a matriz óssea. Em contrapartida, temos os Osteoclastos que são as células responsáveis por destruir esta matriz óssea.

A perfeita ação destas células promove uma renovação constante da nossa matriz óssea mantendo nossos ossos sempre novos.

.

Por que acontece a osteoporose?

.

A osteoporose nada mais é que um desequilíbrio entre a ação dos Osteoblastos (células que produzem) e os Osteoclastos, (células que destroem a matriz óssea). Quando temos mais destruição da matriz óssea do que produção, temos a osteoporose.

Algumas pessoas perguntam: o que é osteopenia? A osteopenia nada mais é que uma condição clínica em que ainda não chegamos na situação de osteoporose. Ou seja, nossos ossos estão com falta de cálcio, mas não em um grau de osteoporose.

osso normal e osso com osteoporose

.

Qual o problema de se ter Osteoporose?

.

Como na osteoporose a matriz óssea está fragilizada, o grande problema é o risco de fraturas, que é mais comum entre os idosos.

.

Prevenção da Osteoporose

.

O que podemos fazer para fortalecer os nossos ossos e diminuir as chances de termos osteoporose? Há três pontos importantes para prevenir a osteoporose:

1. A prática de atividades físicas.

Antigamente quando uma pessoa tinha osteoporose indicava-se a prática de hidroginástica, natação e outros esportes sem impacto. Mas de acordo com os estudos na área da saúde mais recentes, diferente do que se pensava antigamente, os melhores exercícios para prevenir e tratar a osteoporose são os exercícios que promovem impacto e contração muscular vigorosa, e não o contrário.

Isso acontece porque os músculos que estão fixados em nossos ossos, quando contraídos, tracionam os ossos, e esta tração estimula os osteoblastos a produzirem mais matriz óssea.

Por isso, os exercícios como a musculação, corrida, vôlei, basquete e outros do gênero são muito bons para a prevenção da osteoporose. Por outro lado, os exercícios como natação, hidroginástica, ciclismo e alongamentos não estimulam a produção de matriz óssea, pois não promovem impacto e contração muscular vigorosa, e por isso não são indicados.

mulher correndo

Porém, se você já tem osteoporose, deve realizar as atividades físicas sempre acompanhado por profissionais da área da saúde, como por exemplo os professores de educação física e fisioterapeutas. Certamente isso ajuda muito a evitar as lesões.

Mas acima de tudo: o melhor remédio é a prevenção. Por isso devemos praticar atividade física desde a infância, e com uma boa frequência semanal. Mas se você já está mais crescido lembre-se: nunca é tarde para começar! Procure já uma atividade que lhe dê prazer e saúde!

.

2. Questão hormonal.

A osteoporose é mais comum em mulheres, e muito mais comum em mulheres após a menopausa. Mas por que isso ocorre?

Por causa do hormônio estrogênio. Na mulher a produção de osteoclastos, ou seja,  das células que destroem a matriz óssea, é inibida pelo estrogênio. Na menopausa há uma diminuição do estrogênio, e por isso os osteoclastos aumentam sua ação destruindo maior quantidade da matriz óssea.

Por isso é muito importante realizar o controle dos seus hormônios com o seu médico. Portanto, vá ao médico com uma certa frequência e pergunte a ele sobre sua questão hormonal.

Além disso, você sabia que podemos favorecer a produção de estrogênio através de uma boa alimentação? Sim, podemos incluir na nossa dieta alimentos ricos em Fitoestrogenio, que vai servir de base para a produção do estrogênio.

O Fitoestrogenio pode ser encontrado em alimentos como a soja e a linhaça, além de:

  • Frutas: maçã, romã, morango e uva;
  • Legumes: cenoura, inhame;
  • Grãos: aveia, cevada, gérmen de trigo;
  • Óleos: óleo de girassol, óleo de soja, óleo de amêndoas.

.

3. Absorção de cálcio.

Ao contrário do que se pensa, não basta apenas ingerir mais cálcio. Aliás isso é perigoso: cuidado!!! Pois cálcio demais no organismo pode ser prejudicial, levando por exemplo a problemas nos rins e ao infarto…

É importante sim se alimentar com alimentos que possuem cálcio, mas também devemos garantir que este cálcio chegue no lugar certo: os ossos.

E para isso devemos ficar atentos a alguns fatores que ajudam a absorver o cálcio e a fixar o cálcio nos ossos:

.

1. A Vitamina D.

A vitamina D atua em dois processos: ela aumenta a capacidade do nosso intestino de absorver o cálcio que ingerimos através dos alimentos e, além disso, diminui a eliminação do cálcio pela urina através dos nossos rins.

Ou seja, a vitamina D tem uma dupla função com relação ao cálcio: ela aumenta a sua absorção e evita a sua eliminação.

Como aumentar a produção da vitamina D? Quem produz vitamina D no nosso corpo é a pele, de maneira natural, quando tomamos sol. Por isso tomar sol é tão importante… Você deve se expor ao sol regularmente! Afinal, não custa nada não é mesmo?

Peça ao seu médico orientação de como melhor aproveitar o sol. Isso ajudará não só a ter ossos mais fortes, como também a melhorar a sua imunidade!

.

2. A Vitamina K

Com a ajuda da vitamina D o cálcio é absorvido pelo nosso intestino. Porém, com o cálcio já dentro do nosso organismo, necessitamos transportar o cálcio até os nossos ossos. A vitamina K atua no processo de transporte do cálcio do sangue até os nossos ossos. Além disso, a vitamina K atua também na formação dos ossos, junto com o magnésio.

Por isso a ingestão de alimentos ricos em vitamina K é de fundamental importância!

E como podemos ajudar a aumentar a nossa vitamina K? Podemos aumentar o índice de vitamina K no nosso corpo através de alimentos ricos em vitamina K. Os alimentos ricos em vitamina K são:

  • brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, repolho, nabo, alface, espinafre e outros vegetais verdes.

.

3. O Magnésio

Nós vimos que a vitamina D ajudou a absorver o cálcio e que a vitamina K ajudou a transportar o cálcio até os ossos. E agora?

Bem, agora é a hora do Magnésio entrar em ação!

Uma vez que o cálcio chegou aos ossos, ele deve se fixar lá. É o magnésio o principal responsável por fixar o cálcio nos ossos.

Você nem imaginava que o magnésio era tão importante, não é mesmo? Pois o magnésio é muito importante para a fixação do cálcio nos ossos e também por muito mais! Se você pesquisar um pouco vai descobrir o quanto o magnésio é incrível! Ele participa de mais de 300 reações no nosso corpo!

E como aumentar o nível de magnésio no nosso corpo? Mais uma vez uma boa e equilibrada alimentação é o segredo.

E quais são os alimentos ricos em magnésio? Podemos encontrar o magnésio em alimentos como:

  • sementes e nozes (gergelim, amendoim, girassol, castanha e amendoim);
  • grão de bico;
  • peixes;
  • batata;
  • beterraba;
  • couve e espinafre.

.

Não basta saber! Há que agir! Mudar para melhor, por que não?

.

Bem, agor.a que explicamos o que é a Osteoporose e como prevení-la, esperamos você possa atuar melhor sobre os seus hábitos de vida…

É sempre interessante de tempos em tempos repensarmos a nossa rotina, os nossos hábitos, e assim verificar se estamos cuidando da nossa saúde da maneira adequada.

É sempre bom pensar se precisamos ou não fazer ajustes na nossa alimentação e na nossa rotina de atividades e descanso. Sim, porque dormir também é muito importante para a nossa saúde! Pois é durante o sono que o nosso corpo se recupera e se prepara para as atividades do dia seguinte. Uma boa noite de sono é importante para o corpo, para a mente, e também para o equilíbrio das nossas emoções!

E não menos importante: praticar atividades físicas! Orientado, é claro, por bons profissionais. Com certeza você estará evitando muitas doenças, além é claro, de se divertir enquanto cuida da sua saúde! Melhor ainda se puder estar junto de pessoas queridas: familiares… amigos. E por que não?

Certamente se você cuidar da sua rotina com bons hábitos de vida, então a sua qualidade de vida será muito melhor!

.

Que tal mudar seus hábitos de vida?

.

Caso queira, nossa equipe está à disposição para te ajudar a praticar atividades físicas da maneira correta, orientado por profissionais de fisioterapia e educação física, capazes de lhe garantir uma boa experiência em saúde! Venha conferir!

Quer saber mais? Se tiver curiosidade sobre outros temas da área da saúde, além do nosso blog você pode conferir também a nossa playlist no YouTube, além é claro, de nos seguir nas redes sociais.

Da mesma forma, se preferir, temos também o contéudo desse artigo em vídeo logo abaixo.

.



WhatsApp